sábado, 16 de outubro de 2010

UM DIA EM DUBROVNIC

Realmente Dubrovnic merece o título de “roteiro do momento”, pois é parada obrigatória de transatlânticos e incluída em todos os roteiros para a Europa Oriental. A cidade é fascinante, seja pelo mar de águas tranquilas, seja pela Cidade Histórica, seja pelos bairros adjacentes.Mais bonita que Split e Zarda.

Chegamos de carro, vindo de Sarajevo, e hoje passamos o dia passeando pela cidade. Difícil foi encontrar estacionamento para o carro. Estamos no outono, imagino como fica essa cidade nos tempos do verão...  Por isso, aconselho um hotel mais perto da muralha, mas prepare-se para o preço. As diárias que agora estão entre 150 e 300 Euros podem dobrar ou triplicar durante o verão.

Na cidade histórica, percorremos toda a muralha, um passeio inesquecível, especial para fotografias. De um lado o mar de outro as montanhas. E entre os muros os prédios velhos, dentre eles muitas igrejas e conventos. Nas ruelas as lojinhas e restaurantes iguais a todos os lugares. É incrível como as lojas de grife são as mesmas em todas as partes do mundo. Encontrar uma comida típica aqui é quase impossível, pois a proximidade da Itália e a aceitação internacional fazem da Croácia um reduto de pizzas e massas de todos os tipos.

Por falar em Itália, na Croácia e na Bósnia encontramos quem fala italiano em todos os restaurantes e hotéis que chegamos. Mas o inglês, é claro, é a língua mais aceita. Igualmente o Euro é aceito em quase todos os lugares. Onde nunca se aceita Euros é em estabelecimentos púbicos, como museus e transporte urbano, incluindo os teleféricos. Mas no teleférico pagamos com cartão de crédito.

Nossa tarde terminou subindo o teleférico e comendo uma torta de maça com uma taça de vinho branco. A vista é linda, naturalmente.

Não há detalhes para aumentar o nosso relato, mas sem sombra de dúvidas foi um passeio inesquecível. Amanhã sairemos cedo para Montenegro, parando para dormir na capital Podgórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário