sábado, 16 de outubro de 2010

Medugorje e Dubrovnik

Nosso quarto dia de viagem foi muito tranquilo, praticamente reservado para o deslocamento Sarajevo – Duvrovnik. Estamos saindo de Sarajevo antes do previsto porque o clima não está bom, chovendo sem parar. Não há previsão para tempos melhores e ficar aqui seria apenas conhecer melhor o hotel.

Deixamos Sarajevo com calma, após um laudo café da manhã no mesmo restaurante panorâmico e giratório. Pegamos a mesma estrada para Mostar e novamente pudemos saborear as delícias vistas por todos os lados: o rio e as montanhas. Retornar pela mesma estrada serviu para confirmar ser esse o trecho de viagem mais bonito que já tivemos a oportunidade de vislumbrar assim de perto.

Não paramos em Mostar, onde tínhamos dormido na véspera. Mas dessa vez fomos à Medugorje, conhecer a famosa cidade palco das aparições marianas. Como já imaginávamos, a cidade em si não é nada. Tem apenas uma igreja que não revela arquitetura especial. Mas ao redor da igreja e em todas as ruas da cidade são dezenas de lojinhas e de hotéis. Um grande comércio montando em torno do fenômeno religioso.

Seguimos, então, rumo à Dubrovnik. Logo após Medugorje chegamos à fronteira com a Croácia, a mesma que estivemos dois dias antes. Dessa vez, todavia, tomamos o rumo do mar, onde a viagem de carro tornou a ser um espetáculo visual. São diversas enseadas e ilhas, sendo que a estrada margeia a costa, proporcionando-nos uma lida vista da costa croata.

Deixar a Bósnia deixa saudades. Não tínhamos idéia de que o lugar seria tão interessante. Temos que voltar com calma e com o tempo melhor.

O curioso dessa viagem é que chega-se novamente na Bósnia. A geografia desses dois países é muito estranha, pois praticamente todo o mar pertence à Croácia, que segue rumo sul com uma pequena faixa de terra costeira, enquanto a Bósnia permanece sempre vizinha do mar, sem alcança-lo, exceto nesse pequeno trecho de apenas 13 km. Isso significa duas fronteiras a atravessar: Da Croácia para a Bósnia e, 13 quilômetros depois, da Bósnia para a Croácia novamente. Nesse pequeno trecho bósnio há uma cidade muito bonita, com casas encravadas nos rochedos diante do mar.

Chegamos à Dubrovnik. Como é de nosso costume, não tínhamos hotel reservado e, ao chegar, ficamos passeando pela cidade escolhendo um bom hotel. Sempre dá tudo certo. Primeiro fomos ao Centro Histórico, que é totalmente diferente dos outros. Só o conhecemos uma parte, pois teremos o dia seguinte somente para isso.

Dormimos no Hotel Ariston, à beira do mar, a 5 km do centro histórico.