sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sarajevo – um sonho realizado

Nossa jornada começou em Mostar. A estrada Mostar-Sarajevo é linda, uma das paisagens mais bonitas que já vimos. A estrada segue um lindo rio de águas bem verdes. Nos dois lados enormes montanhas de pedra. A rodovia é de duplo sentido, mas como estamos no outono, não há muito movimento. Minha velocidade máxima foi de 70 km, pois todo o percurso foi feito sob uma pequena chuva.

Logo que chegamos a Sarajevo encontramos nosso hotel, provavelmente o melhor de toda nossa viagem. Um prédio redondo de 15 andares, com um apartamento enorme. No começo da noite tomamos banho de piscina e, em seguida, fomos jantar. O restaurante vale uma nota à parte. Postado no último andar do hotel, sendo o prédio redondo, suas mesas ficam no anel externo, que gira em torno do seu eixo, nos permitindo uma vista maravilhosa de toda a cidade, pois as paredes são de vidro desde o piso ao teto. O melhor é que o preço não é alto. Tudo na Bósnia é bem mais barato que na Europa Ocidental.

Chegamos a Sarajevo. Conhecer essa cidade é a realização de um antigo sonho. Sempre fui fascinado por sua história. Agora pudemos conhecer um pouco de tudo.

Pela internet fiquei sabendo de um italiano que está morando em Sarajevo, o Mario Stinaletti. Ele trabalha como guia de turismo, fazendo receptivo. Foi ótimo, pois como estava chovendo e nós estamos ficando só um dia em cada cidade, ganhamos muito tempo com suas orientações. Veja abaixo seus contatos.

O bairro turco, dos tempos do Império Otomano. Ao lado está o bairro Húngaro. O primeiro é do século XVI, o segundo do século XIX, Um ao lado do outro, percebe-se claramente a diferença entre eles. Até a primeira guerra mundial, conviviam pacificamente aqui cristãos católicos, cristãos ortodoxos, judeus e mulçumanos. Hoje se tenta retornar a esse tempo, mas como se sabe, talvez isso nunca venha a acontecer. Mesmo assim essa é a cidade de melhor convivência entre pessoas de religião diferente. O Estado Bósnio foi fundado sobre esse alicerce. Tomara que dê certo. Mas, por enquanto, os judeus são pouquíssimos e, no geral, são três povos separados: católicos, ortodoxos e mulçumanos. Cada um tem seu próprio território dentro do país. Mas o pais é laico e o governo muito estranho, já que são 3 os presidentes da república, que governam juntos em quase tudo, mas um deles exerce a chefia de estado por apenas 8 meses, em um sistema de rodízio. Semana passada foram as últimas eleições. Cada chapa é formada de um bósnio sérvio (ortodoxo), um bósnio croata (católico) e de um bósnio muçulmano.

Como todos sabem, Sarajevo foi palco do assassinato do Príncipe Franz Ferdinand, da Áustria, acontecimento que é considerado o estopim da Primeira Guerra Mundial.Nós estivemos no local exato, onde há uma espécie de homenagem ao assassino, já que o gesto foi considerado um ato heróico para promover a independência da Yuguslávia. Mas como o assassino era Sérvio, hoje ele não é mais tão bem visto por aqui.

Como Sarajevo é a capital, apesar de estarmos na parte mulçumana do país, aqui convivem os três povos. Mas a maioria local é muçulmana.

A cidade tem ainda muitas outras atrações turísticas e, para nosso gosto, o melhor é conhecer uma cultura diferente. Sempre nos pomos a observar as pessoas e seu comportamento. Em Sarajevo paramos em um Café e nos deparamos com um lugar extremamente bonito e moderno, frequentado pela jovens também bonitos e modernos. Certamente um contraste, já que estamos em uma cidade predominantemente muçulmana.

SERVIÇO:
- Hotel em Sarajevo - RADON PLAZA HOTEL - diária para 3 pessoas: 130 Euros

- Restaurante típico no centro de Sarajevo - INAT KUCA. Pode pegar um táxi até a porta do restaurante e sair de lá à pé para conhecer todo o centro histórico. Para 3 pessoas pagamos 70 Km

- Guia de turismo (fala italiano, espanhol e ingês): MARIO STINALETTI - e-mail: sarajevo@dingoforum.it - telefone: 387 61 832156