terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bulgária - a Sófia magestosa

Hoje é dia 26 de outubro, estamos em Sófia, capital da Bulgária. Ontem foi um dia inteiro na estrada. Saímos de Atenas às 10 e meia e seguimos na direção de Tessalônica. A estrada era pista dupla quase o tempo todo.  Entramos em Tessalônica, mas como nosso objetivo era de apenas passar a noite, sem pretensões turísticas, achamos a cidade grande e agitada demais para isso. Como ainda era meio da tarde, resolvemos seguir viagem na direção da Bulgária e dormir em  qualquer cidade grega perto da fronteira. Encontramos Serres no mapa e tivemos sorte, pois se trata de uma cidade de médio porte, muito bonita e agradável. Demos umas voltas para conhecer a cidade e procurar hotel. Encontramos um hotel excelente, o Fillipos Xenia. Eu e Paulinho fomos para a piscina, que faz parte de uma moderna academia. Depois fomos todos ao restaurante do Hotel, onde comemos muito bem em um ambiente bonito e requintado.

Hoje saímos cedo para chegarmos logo à Bulgária. A viagem até Sófia foi tranquila, mas a estrada é mão dupla e como todas da Europa, não tem acostamento. Fizemos os 220 km em três horas. O centro de Sófia é imponente, com os principais palácios e igrejas em uma só avenida, que percorremos a pé nos dois sentidos, pois estamos hospedados no Radisson Hotel, que fica bem em frente à Assembleia Nacional e a poucos metros da Catedral de Santo Alexander Nevski, uma magnífica obra arquitetônica. Em seguida está a Igreja Ortodoxa Russa, a Igreja de Santa Sofia, a Galeria Nacional de Arte, a Presidência e outros bonitos e imponentes edifícios. Almoçamos em um restaurante estilo americano, tipo Fridays. Jantamos no hotel. Amanhã seguiremos para a Macedônia e, em seguida Kossovo. Mas ainda não sabemos se vamos conseguir entrar em Kossovo e, caso seja possível, se será possível ir diretamente para a Sérvia, pois até há pouco tempo essa fronteira estava fechada. Hoje nada sabemos. Se não der certo, de Pristina teremos que voltar à Skopie e entrarmos na Sérvia pela fronteira com a Macedônia. Vamos lá!